Vacina contra gripe agora faz parte do Calendário Nacional para crianças, gestantes e idosos

Novas mudanças no calendário de vacinas de 2025 ampliam a proteção contra diversas doenças.

A vacina contra a gripe foi oficialmente incluída no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos), garantindo uma proteção permanente para esses grupos. Em 2024, mais de 129,3 mil crianças já haviam sido vacinadas contra a influenza em Mato Grosso.

Além da inclusão da vacina contra a gripe, outras importantes mudanças foram adotadas para o calendário de vacinação de 2025. Entre as novidades, destaca-se a ampliação do período para aplicação da vacina contra o rotavírus e a substituição das doses de reforço da vacina oral contra poliomielite por uma dose inativada.

A vacinação contra a gripe estará disponível em todas as salas de vacina a partir da 2ª quinzena de março e ao longo do ano, não mais restrita a campanhas sazonais. Outros grupos, como profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, continuarão a ser atendidos em estratégias especiais.

Mudanças no Combate à Pólio e Rotavírus

A partir de 2025, o esquema vacinal contra a poliomielite será exclusivamente com a vacina inativada (VIP), que é administrada por meio de injeção, substituindo a versão oral. Já a vacina contra o rotavírus teve o período para aplicação das doses ampliado. A primeira dose, indicada aos dois meses, poderá ser aplicada até os 11 meses e 29 dias, enquanto a segunda dose, indicada aos quatro meses, poderá ser administrada até os 23 meses e 29 dias.

Imunização Contra a Covid-19

A vacinação contra a covid-19 também faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, com a imunização para crianças a partir de seis meses a menores de 5 anos, idosos (a partir de 60 anos) e gestantes. Além disso, outros grupos especiais, como imunocomprometidos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde e outros, terão vacinação periódica em qualquer sala de vacina, a cada seis meses ou anualmente, dependendo da categoria.

Para a população geral entre 5 e 59 anos, e para aqueles que ainda não receberam nenhuma dose, a recomendação é a aplicação de uma única dose da vacina contra a covid-19.

Essas mudanças no calendário foram baseadas em evidências científicas e visam ampliar a proteção contra doenças imunopreveníveis, tornando a imunização mais acessível e eficaz para toda a população.

Compartilhar

Roselaine dos Anjos

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MT POLÍTICA

redacao@mtpolitica.com.br

Av. Rubens de Mendonça, 1856 Cuiabá Office Tower, sala 307

CEP: 78048450 – Cuiabá/MT

Tags

    2023 – Copyright © – MT Política – Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade