Projeto oferece exames preventivos essenciais para a saúde da mulher e é bem recebido pela população.
Durante o mês de fevereiro, o projeto Sesc Saúde Mulher, realizado no estacionamento do Sesc Arsenal, em Cuiabá, registrou um total de 4.658 atendimentos, incluindo orientações em saúde e exames preventivos como mamografia e Papanicolau. Esses serviços, oferecidos gratuitamente, são fundamentais para a detecção precoce de cânceres e outras doenças, além de contribuírem significativamente para o bem-estar das mulheres.
Dona Marilza de Moura, uma das participantes da ação, relatou sua satisfação com o atendimento. Ela destacou que sempre que tem a oportunidade, procura participar do projeto. “Sempre que fico sabendo, eu venho. Dessa vez, até trouxe uma amiga. O atendimento foi maravilhoso, as orientações são claras, tanto pelas atendentes quanto pelas enfermeiras que realizam os exames”, contou. Marilza ainda ressaltou que o projeto facilita a realização de exames que, muitas vezes, nos postos de saúde demorariam mais a ser agendados. “Nos postos de bairro, a gente acaba esperando meses, mas o Sesc acelera todo esse processo, o que é maravilhoso”, afirmou.
Aidir Vieira da Conceição também compartilhou sua experiência positiva. Ela expressou surpresa com a qualidade do atendimento, especialmente porque não está acostumada com esse tipo de cuidado na rede pública. “Fui muito bem tratada, tanto eu quanto minha amiga. Eles nos olham nos olhos, o que faz toda a diferença”, disse. Aidir ainda reforçou que, quando se trata de exames de saúde, um bom atendimento é fundamental para que a paciente se sinta acolhida e confiante. “Quando vamos fazer exames, estamos na expectativa de que tudo esteja bem, e o bom atendimento ajuda muito a tornar o momento mais tranquilo”, concluiu.
O Sesc Saúde Mulher é uma unidade móvel composta por uma equipe de profissionais especializados em saúde feminina, que realiza exames e ações preventivas. Mulheres com idades entre 40 e 69 anos podem fazer o exame de mamografia, além de homens com histórico de câncer de mama na família. O exame preventivo de colo uterino é voltado para mulheres entre 18 e 64 anos ou que tenham vida sexual ativa.
Os municípios interessados em solicitar o atendimento do projeto devem oficializar a solicitação por meio de ofício ao presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior.