Prisões ocorreram no âmbito da Operação Inter Partes, que visa o enfrentamento ao crime organizado em Mato Grosso.
Quatro faccionados foram presos na tarde de terça-feira (11), em Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá), por envolvimento no homicídio e ocultação de cadáver de Luana Bruineis Gonçalves da Silva, 23 anos. O crime ocorreu em Sorriso (420 km ao Norte) no final de fevereiro. Entre os presos está a adolescente que teria atraído a vítima para a emboscada.
Três dos detidos já possuíam mandados de prisão e internação decretados pela Justiça. O quarto envolvido foi localizado em uma residência junto aos demais.
Além dos quatro suspeitos, outras seis pessoas foram detidas durante a operação. Cinco delas são investigadas por tráfico de drogas e participação em organização criminosa, enquanto uma foi presa por favorecimento pessoal. As ações ocorreram em três endereços distintos nos bairros Vida Nova 1 e Jaime Seiti Fujii, em Lucas do Rio Verde.
Durante a abordagem, os suspeitos tentaram fugir pulando muros, mas foram capturados. Na operação, a polícia apreendeu 324 frascos da substância conhecida como “loló”, porções de maconha embaladas em saquinhos ziplock, 22 comprimidos de ecstasy, três balanças de precisão e aparelhos celulares.
Todos os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Lucas do Rio Verde, onde prestaram depoimento ao delegado Bruno França Ferreira. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer pontos pendentes do caso.
O crime
O corpo de Luana Bruineis Gonçalves da Silva foi encontrado no dia 3 de março, em uma área de mata na MT-560, nos fundos do bairro Carolina, em Sorriso. Ela estava desaparecida desde 27 de fevereiro, quando não compareceu à escola para buscar a filha, como fazia regularmente.
A Delegacia de Sorriso iniciou as investigações assim que o desaparecimento foi comunicado. Dois suspeitos foram identificados inicialmente, e a polícia descobriu que a execução da jovem teria sido ordenada por uma facção criminosa devido a uma disputa pelo comércio de drogas na região.
A prisão dos envolvidos ocorreu no contexto da Operação Inter Partes, parte do planejamento da Polícia Civil de Mato Grosso para o enfrentamento ao crime organizado. A ação está inserida no Programa Tolerância Zero do Governo do Estado, que visa reprimir a atuação de facções criminosas. As investigações contaram com a atuação das Delegacias de Sorriso e Lucas do Rio Verde.