Projeto de André D’Lucca busca promover a saúde mental e letramento racial entre alunos da rede pública estadual.
O projeto “Ciclo de Palestras Superando Obstáculos com Humor”, idealizado pelo ator e diretor André D’Lucca, vai além do palco, levando uma mensagem de superação e conscientização sobre a depressão, racismo e a importância de pedir ajuda. Com a proposta de alcançar alunos, professores e colaboradores das escolas públicas, o ciclo de palestras visa alertar sobre a prevalência da depressão, uma doença muitas vezes ignorada e que pode levar ao suicídio, mas que possui tratamento.
A primeira edição do projeto, realizada em 2024, impactou mais de 2 mil alunos e trouxe relatos emocionantes de superação, principalmente do próprio André D’Lucca, que, em 2019, enfrentou uma batalha contra a depressão e esteve entre a vida e a morte, sendo internado por 22 dias na UTI. “Fui bombardeado de mensagens agradecendo minha palestra, que foi importante não só para a autoestima, mas também para a compreensão da pessoa enquanto indivíduo”, destaca D’Lucca.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), transtornos mentais como depressão e ansiedade são as principais causas de doenças e incapacidades entre os adolescentes. A realidade é ainda mais alarmante na América Latina, onde mais de 10 adolescentes se suicidam por dia. O Brasil também está entre os países com altos índices de suicídio entre jovens, principalmente entre 10 e 19 anos, um reflexo da necessidade urgente de ações eficazes em saúde mental nas escolas.
Além da saúde mental, o projeto também inclui um conteúdo de letramento e consciência racial, destacando a importância de abordar o racismo, um tema muitas vezes negligenciado no ambiente escolar. D’Lucca, que também tem se destacado nas redes sociais com suas mensagens sobre o tema, explica que a questão racial não é um problema exclusivamente da pessoa negra, mas de toda a sociedade. “O racismo é algo muito sofisticado, que muitas vezes reproduzimos sem perceber. A história da África e o letramento racial precisam ser abordados nas escolas, pois é uma questão estrutural e institucional”, afirma o ator.
Patrocinado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e com o apoio de diversas instituições, o projeto contempla 20 palestras em seis escolas estaduais entre os dias 10 e 13 de março. As escolas selecionadas para receber as palestras são a Leovegildo de Melo (CPA 3), André Avelino Ribeiro (CPA 1), Professor Cesário Neto de Figueiredo (Centro), Unidade Escola do Legislativo (ALMT), Professor João Crisóstomo de Figueiredo (Dr. Fábio 2) e Estevão Alves Corrêa (Tijucal).
Com o apoio cultural da Audifor Contabilidade e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o “Ciclo de Palestras Superando Obstáculos com Humor” está promovendo uma verdadeira revolução no ambiente escolar, abordando temas essenciais de forma leve e acessível. Além de impactar diretamente os jovens, o projeto também inspira reflexões mais amplas sobre o papel da educação na formação de uma sociedade mais consciente e inclusiva.