Governo de Mato Grosso investe R$ 180 milhões para modernizar iluminação pública e aumentar segurança.
O programa MT Iluminado, do Governo de Mato Grosso, já instalou luminárias de LED em 119 municípios, representando 78,9% de execução do projeto. Com um investimento total de R$ 180 milhões, o estado busca ser o primeiro no Brasil a contar exclusivamente com iluminação pública em LED, que é mais eficiente e sustentável.
Das 410.467 luminárias adquiridas, 323.870 já foram instaladas. Até o momento, 339.733 luminárias foram distribuídas entre os 132 municípios participantes do programa, que é executado por meio de convênios. As prefeituras são responsáveis pela instalação após atenderem às exigências documentais da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).
As luminárias de LED oferecem vantagens como maior durabilidade, menor consumo de energia e melhor luminosidade em comparação às tradicionais lâmpadas de vapor de sódio. Além de gerar economia aos cofres públicos, a modernização contribui para a segurança pública, a qualidade de vida e a preservação ambiental.
O morador Franchescoly Pereira, de Juruena, destacou a diferença na iluminação da cidade, que recebeu 934 luminárias:
“Agora ficou bem melhor. A cidade está iluminada, antigamente era uma escuridão só, agora está tudo bem iluminadinho”.
O prefeito de Juína, Paulo Veronese, também elogiou os impactos do programa em sua cidade, que recebeu 9.361 luminárias:
“Contribuiu para a melhoria da cidade. Vemos o quanto melhorou nos bairros, na questão da beleza, mas também na questão da segurança pública”.
Com a meta de instalar 410.467 luminárias, o MT Iluminado segue avançando em outros municípios. A previsão é de que, ao término do programa, todo o estado esteja totalmente iluminado com tecnologia LED, consolidando Mato Grosso como pioneiro nessa transformação no Brasil.