Duplicação da BR-163 avança em MT com articulação federal e financiamento bilionário

Obra estruturante conta com apoio do Governo Federal e financiamento do BNDES para beneficiar a população e fomentar o desenvolvimento.

Após anos de paralisação e entraves administrativos, a duplicação da BR-163, uma das principais obras estruturantes de Mato Grosso, foi retomada graças à articulação entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro dos Transportes, Renan Filho. A repactuação da concessão foi viabilizada pela equalização de cerca de R$ 1 bilhão, permitindo o avanço dos trabalhos.

“O governo do presidente Lula tem se empenhado muito para a realização dessa duplicação, tanto que as obras só avançaram em sua gestão”, destacou Fávaro.

Financiamento estratégico do BNDES

Na última semana, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 5,05 bilhões para a continuidade da duplicação da rodovia. Segundo Fávaro, a decisão demonstra o papel estratégico dos bancos públicos no fomento ao desenvolvimento.

“Se fosse apenas uma questão de empréstimo, poderia ter sido feito em qualquer instituição financeira. Mas os bancos públicos estão voltando a cumprir seu papel de fomentar o desenvolvimento, sempre com compromisso com o interesse público”, explicou o ministro.

Impactos para a população

A duplicação do trecho concessionado até Sinop será custeada pela arrecadação de pedágios. O ministro Fávaro destacou que, embora a população arque com parte dos custos, a obra traz benefícios diretos, como maior segurança, qualidade de vida e redução nos custos logísticos.

“Concessionado não é dado. É um esforço conjunto do Governo Federal, que considera o impacto positivo para a população, seja na melhoria da qualidade de vida ou nos custos que recaem sobre os bolsos dos cidadãos”, afirmou.

Trabalho conjunto e foco nos resultados

Fávaro reforçou a importância de uma articulação política que transcenda interesses partidários para atender às demandas da população. “Algumas pessoas têm dificuldade em reconhecer que não se faz tudo sozinho. É fundamental trabalhar em conjunto, com boa vontade política que não olha para partido ou urna, mas sim para os resultados para a população. Quem ganha é o povo”, concluiu o ministro.

A duplicação da BR-163 promete transformar a infraestrutura logística de Mato Grosso, beneficiando o escoamento da produção agrícola e o trânsito seguro na região, enquanto reforça o papel estratégico do Governo Federal e do BNDES no desenvolvimento do país.

Compartilhar

Roselaine dos Anjos

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MT POLÍTICA

redacao@mtpolitica.com.br

Av. Rubens de Mendonça, 1856 Cuiabá Office Tower, sala 307

CEP: 78048450 – Cuiabá/MT

Tags

    2023 – Copyright © – MT Política – Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade