A vereadora eleita Paula Calil (PL) respondeu nesta terça-feira (19) às declarações de seu colega parlamentar Daniel Monteiro (Republicanos), que questionou sua experiência para assumir a presidência da Câmara Municipal de Cuiabá. Monteiro afirmou que, por ser novata no cargo, Paula não estaria preparada para o posto. Em sua defesa, a vereadora destacou sua trajetória como empresária e confirmou já ter obtido o apoio de 14 vereadores para sua chapa, formada exclusivamente por mulheres.
“Eu respeito muito o vereador Daniel Monteiro, mas não concordo com os argumentos dele. Ele apoiou para prefeito o deputado Eduardo Botelho, que nunca foi prefeito antes, e quando foi eleito deputado estadual, já assumiu a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Não há nada de ilegal nisso. Sou empreendedora há 20 anos, sei gerir pessoas e processos. Todos os vereadores eleitos foram credenciados pelo povo, e não é inconstitucional ocupar um cargo na Mesa Diretora”, defendeu Paula.
A chapa encabeçada por Paula Calil inclui Katiuscia (PSB) como primeira-secretária, Drª Mara (PSB) como segunda-secretária, Michelly Alencar (União) como primeira vice-presidente e Maysa Leão (Republicanos) como segunda vice-presidente. Segundo Paula, 14 vereadores já manifestaram apoio à composição, embora um deles ainda não tenha declarado publicamente sua posição.
“Nós temos 14 votos confirmados. O 14º prefere ainda não se manifestar publicamente, e eu respeito isso. A construção política continua até o dia 31 de dezembro. É uma eleição difícil, com 27 vereadores, 27 líderes, mas acreditamos na nossa força”, afirmou.
Paula Calil conta com o apoio do prefeito eleito Abilio Brunini (PL), que classificou a postura de Daniel Monteiro como reflexo de um possível “machismo estrutural”. A vereadora, no entanto, afastou a ideia.
“Conversei com o vereador Daniel Monteiro em dois momentos, e ele não teve falas machistas comigo. Ele apenas disse que não apoiaria uma chapa 100% feminina. Não vejo a questão como machismo”, ponderou Paula.
A eleição para a presidência da Câmara Municipal está prevista para o final de dezembro, quando os 27 vereadores eleitos definirão quem comandará a Casa nos próximos anos.