Ações visam prevenir efeitos de temperaturas extremas e temporais, com foco em poda de árvores e troca de equipamentos.
Equipes de campo da Energisa estão realizando inspeções elétricas e manutenções preventivas nas redes de energia e no entorno delas em Cuiabá e Várzea Grande. O trabalho faz parte de um projeto voltado a minimizar os efeitos adversos de temperaturas extremas e temporais, que têm se tornado cada vez mais frequentes no estado de Mato Grosso.
De acordo com Adativo Ferreira, coordenador de construção e manutenção, está sendo realizada uma força-tarefa de equipes preventivas para podas de árvores, troca de equipamentos e mapeamento da rede elétrica. Todo o serviço é realizado por equipes de linha viva, ou seja, equipes especializadas que podem intervir diretamente na rede sem precisar interromper o fornecimento de energia.
“Já mapeamos nesta etapa mais de 400 serviços, entre eles a poda preventiva, com árvores tocando a rede ou muito próximas. Isso pode causar a interrupção ou a oscilação no fornecimento, além de acidentes sérios, como o rompimento de cabos em dias de chuva e ventos fortes”, explicou Adativo Ferreira.
Ele também ressaltou que o grande número de terrenos privados mal cuidados contribui para a ocorrência de problemas, prejudicando toda a população. “Vemos áreas com árvores sem qualquer cuidado. Além de servirem de foco para roedores e insetos, esses terrenos representam um risco à segurança. Manter as árvores podadas e as áreas limpas é uma responsabilidade do proprietário”, acrescentou.
Os locais selecionados para a primeira etapa do mutirão preventivo incluem bairros como Distrito Industrial, Jardim Universitário, Nova Esperança I, Jardim Passaredo, Coxipó, Santa Laura, São João de Rei, Jardim Imperial, CPA I, CPA II, CPA III, CPA IV, Primeiro de Março e Três Barras.