Evento inaugural marca avanço do projeto e conta com apoio de grandes nomes do automobilismo.
O Autódromo Internacional de Cuiabá será palco de uma pré-inauguração em novembro de 2025, com uma prova da Stock Car. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (19) pelo governador Mauro Mendes e pelo piloto Reck Júnior, consultor do Governo do Estado no projeto do circuito. A confirmação veio após a visita do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Geovane Guerra, ao canteiro de obras do Parque Novo Mato Grosso.
“Vamos ter uma prova inaugural com a Stock Car em novembro e depois a Truck. A pista estará pronta, mas as edificações, como os boxes, paddock, etc., levarão mais dois anos para serem concluídas. Não vejo problemas”, explicou Reck Júnior. Para a ocasião, serão utilizadas tendas para abrigar equipes, público e imprensa, seguindo o modelo de provas da NASCAR nos Estados Unidos.
Detalhes do circuito
Com quase 5.000 metros de extensão, a pista já teve a terraplanagem concluída. Os próximos passos incluem a instalação de drenagem, áreas de escape com brita e grama, zebras e pavimentação. O autódromo está situado em uma área de 300 hectares entre o Florais Cuiabá e a MT-251, que conecta Cuiabá à Chapada dos Guimarães. O terreno foi doado pelo Grupo Bom Futuro.
A infraestrutura de acesso inclui a pista de acesso 1, já concluída, que conta com um viaduto na MT-251. O local também será acessível pela BR-364 e pela MT-040 (Estrada da Guia).
Complexo multiuso
Além do autódromo, o projeto prevê uma ampla infraestrutura, incluindo:
- Estacionamento para 12 mil veículos;
- Kartódromo com padrão FIA para competições internacionais;
- Pista de motocross;
- Half pipe para skate;
- Áreas e palco para shows;
- Parque de exposições;
- Museu do agro;
- Uma roda-gigante que promete ser a maior da América Latina.
Nos arredores, estão previstos empreendimentos privados, como um resort e galpões com oficinas, que prometem transformar a região em um polo turístico e esportivo.