Homem é condenado a 51 anos de prisão por ataques a bomba em supermercados

Explosões feriram uma criança e uma mulher; réu exigia R$ 300 mil em criptomoedas.

Rodrigo Machado de Oliveira foi condenado a 51 anos e 5 meses de prisão pelos ataques a bomba realizados em duas unidades do Supermercado Tropical, em Rondonópolis (212 km de Cuiabá), no ano passado. O Tribunal do Júri, que se estendeu por 18 horas na segunda-feira (16), decidiu pela condenação do réu, que responderá pelos crimes em regime fechado sem direito a recorrer em liberdade.

O acusado foi condenado pelos crimes de homicídio tentado, explosão, extorsão e posse de artefato explosivo, além de 70 dias-multa. A sentença foi proferida pelo juiz Leonardo Costa Tumiati, enquanto a promotora de Justiça Ludmilla Evelin de Faria S. Cardoso representou o Ministério Público.

No dia 4 de abril de 2023, Rodrigo enviou uma mensagem ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do Supermercado Tropical exigindo o pagamento de R$ 300 mil em criptomoedas, sob a ameaça de explodir as 11 lojas da rede. Quando não teve sua demanda atendida, por volta das 18h, detonou um artefato explosivo fixado na unidade Vila Operária.

A explosão feriu gravemente Davi Yuri Santos Nogueira, de 7 anos, e Tatiane Arruda da Silva. Davi sofreu fraturas graves na bacia, joelho, perna e mão, além de fragmentos de estilhaços em diversas partes do corpo, inclusive nos olhos, necessitando de cirurgias e internação na UTI. Já Tatiane sofreu lesões nos tendões do pé e passou por cirurgia, ficando meses em recuperação.

Além das lesões, o ataque causou prejuízos financeiros à rede de supermercados. No dia seguinte, Rodrigo fez nova ameaça, exigindo o mesmo valor e alertando sobre outra explosão, caso sua exigência não fosse atendida. Ele também ameaçou divulgar boatos de que o supermercado estaria envolvido com uma organização criminosa para causar danos à imagem e ao fluxo de clientes.

Rodrigo foi identificado pelas equipes policiais por meio do rastreamento de seu celular e imagens de câmeras de segurança. As investigações apontaram que ele possuía mais de 15 anos de experiência com explosivos e vinha planejando o crime desde outubro de 2022, quando começou a adquirir equipamentos e a preparar os artefatos.

As equipes especializadas do GOE e do Bope também localizaram e inutilizaram um artefato explosivo em outra unidade da rede, evitando novos ataques.

A condenação de Rodrigo Machado de Oliveira representa um marco na luta contra o uso de explosivos para atos criminosos e ressalta a importância do trabalho investigativo das forças de segurança.

Compartilhar

Roselaine dos Anjos

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MT POLÍTICA

redacao@mtpolitica.com.br

Av. Rubens de Mendonça, 1856 Cuiabá Office Tower, sala 307

CEP: 78048450 – Cuiabá/MT

Tags

    2023 – Copyright © – MT Política – Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade