Intensificação de fiscalização no Rio Cuiabá durante o período de piracema

Operações apreendem redes, petrechos e pescados ilegais em ação contra pesca predatória.

A Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) tem intensificado o patrulhamento fluvial no Rio Cuiabá durante o período de defeso da piracema. Nos últimos 15 dias, as equipes de fiscalização realizaram apreensões significativas, incluindo 29 redes de emalhar, 12 espinhéis, 15 tarrafas, 4 anzóis de galho, 3 varas com molinete e 61 quilos de pescado ilegal.

As equipes têm feito patrulhamento diário no trecho urbano do rio, desde o bairro Novo Terceiro, em Cuiabá, até a praia da Vereda, em Santo Antônio de Leverger. O foco da fiscalização tem sido a identificação de pontos de pesca predatória nas regiões da Ponte Sergio Mota/Praeirinho, Carrapicho, São Gonçalo, Parque Atalaia, Engordador/Iate Clube, Bonsucesso/Ponte Imigrantes, Pai André, Engenho Velho e Valo Verde.

Além das operações fluviais, também há fiscalização terrestre, com abordagens, barreiras e vistorias para combater a pesca ilegal e garantir a preservação das espécies de peixes migratórios durante a piracema.

Fiscalização em Rondonópolis

Em Rondonópolis, uma operação similar resultou na apreensão de redes e pescado ilegal após denúncia anônima de pesca predatória. Fiscais da Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUDs) e a Polícia Militar recuperaram peixes vivos, com ovos, e devolveram ao rio para garantir a reprodução durante a piracema. As espécies devolvidas incluem amarelo, mandi, bico de pato e jiripoca.

O que é a Piracema?

Piracema é o processo de migração dos peixes rio acima para a reprodução, onde procuram águas com características favoráveis à fecundação e sobrevivência das larvas. Durante esse período, os peixes ficam mais vulneráveis à captura, tornando a proibição da pesca ainda mais importante para preservar as espécies.

Denúncias de Crimes Ambientais

A população pode denunciar práticas ilegais relacionadas à pesca ou outros crimes ambientais através da Ouvidoria Setorial da Sema, pelo telefone 3613-7398 ou 98153-0255 (WhatsApp), e-mail (ouvidoria@sema.mt.gov.br), ou pelo aplicativo MT Cidadão. Além disso, é possível realizar denúncias à Polícia Militar pelo número 190.

Compartilhar

Roselaine dos Anjos

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MT POLÍTICA

redacao@mtpolitica.com.br

Av. Rubens de Mendonça, 1856 Cuiabá Office Tower, sala 307

CEP: 78048450 – Cuiabá/MT

Tags

    2023 – Copyright © – MT Política – Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade