Prefeito eleito critica situação crítica em hospitais e UPAs e defende antecipação de sua gestão.
O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou nesta segunda-feira (16) que “pessoas estão morrendo” devido ao colapso na Saúde Pública do município. A declaração foi dada na chegada ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), onde participou de uma audiência conduzida pelo desembargador Orlando Perri para discutir a situação da saúde na capital.
Relato de caos no sistema de saúde
Abilio destacou casos de pacientes que aguardam até 30 dias por cirurgias no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e situações críticas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), onde pessoas chegam a sofrer em cadeiras quebradas enquanto esperam transferências.
“O paciente que está lá no HMC, esperando há 30 dias por uma cirurgia, ou na UPA, deitado numa cadeira quebrada, é quem pode dizer como está a saúde de Cuiabá. Muitos morrem por falta de leito ou por não conseguirem transferência. É um grande problema”, afirmou o liberal.
A denúncia veio após uma vistoria realizada por Abilio no HMC ao lado da futura secretária de Saúde, Lúcia Helena. O prefeito eleito classificou a situação como “crítica”, com falhas na continuidade do atendimento e na gestão de leitos.
Pedido por antecipação de gestão
Com a posse oficial marcada para janeiro de 2025, Abilio voltou a defender a antecipação da transição de sua equipe na área da Saúde, argumentando que medidas emergenciais precisam ser adotadas imediatamente para salvar vidas.
“Receber pacientes e não dar prosseguimento é condená-los. A antecipação da gestão seria uma solução para adotar ações urgentes e evitar mais perdas”, reforçou o prefeito eleito.
Clima de tensão na transição de governo
A audiência no TJMT acontece em meio a um ambiente de tensão entre a gestão atual, liderada por Emanuel Pinheiro (MDB), e a equipe de Abilio. Enquanto Emanuel defende que as críticas devem ser avaliadas “após sentar na cadeira”, o prefeito eleito mantém um discurso incisivo, apontando falhas e sugerindo soluções para o sistema de saúde municipal.