Prefeito eleito propõe estratégia para incluir emendas de vereadores não reeleitos e garantir recursos para novas secretarias.
O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), se reuniu nesta sexta-feira (13) com os 25 vereadores da capital para negociar o adiamento da votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 para o próximo ano. A intenção de Abilio é assegurar que o orçamento seja revisado após a aprovação de sua reforma administrativa, que inclui a criação de novas secretarias.
A principal proposta de Abilio foi direcionada aos nove vereadores que não foram reeleitos, permitindo que eles destinem suas emendas parlamentares à chamada emenda de relator. Com isso, as indicações feitas por eles não seriam descartadas, mesmo após o fim de seus mandatos.
“Os vereadores que não foram reeleitos não querem abrir mão das indicações de suas emendas, o que é justo. Então quero propor que elas sejam feitas dentro da emenda de relator”, explicou Brunini, reforçando que a estratégia mantém os direitos dos parlamentares, mesmo fora do Legislativo.
O prefeito eleito pontuou que a aprovação da LOA ainda este ano prejudicaria a estruturação das novas secretarias criadas na reforma administrativa, como a Secretaria de Segurança Pública, fruto do desmembramento da Secretaria de Ordem Pública.
“Se aprovarmos o orçamento antes, como vamos destinar recursos para essas pastas, sendo que a reforma administrativa será apresentada apenas quando assumirmos? É algo que precisa ser ajustado com cautela”, afirmou Abilio.
Abilio revelou que chegou a sugerir, em reunião com o atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB), que a equipe de transição apresentasse a reforma administrativa para aprovação ainda este ano. Porém, a proposta foi inviável devido à falta de informações completas sobre a atual administração.
“Ele não me passou tudo, então não há como estruturar uma reforma administrativa agora. Vamos precisar assumir, avaliar tudo e só depois montar a reforma”, justificou.
Vereadores não reeleitos
Os nove parlamentares que encerram seus mandatos este ano e poderiam ser beneficiados pela proposta de Abilio são:
- Renivaldo Nascimento (PSDB)
- Lilo Pinheiro (PP)
- Rogério Varanda (PSDB)
- Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania)
- Sargento Vidal (MDB)
- Robinson Cireia (PT)
- Fellipe Corrêa (PL)
- Paulo Henrique (MDB)
- Luiz Fernando (União)