Lula está em UTI após drenagem de hematoma decorrente de acidente domiciliar; país se mobiliza em apoio.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, usou as redes sociais na manhã desta terça-feira (10) para manifestar solidariedade ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que passou por uma cirurgia para drenar um hematoma na cabeça.
“Com os corações cheios de fé, o Brasil está em oração pela pronta recuperação do presidente @lulaoficial. O Brasil da esperança renovada emana suas melhores energias pela sua saúde e pronto restabelecimento. Nós te amamos presidente @lulaoficial”, declarou Fávaro em uma mensagem emocionada.
Cirurgia e recuperação
De acordo com informações da Agência Brasil, Lula foi levado ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na noite de segunda-feira (9), após relatar dores de cabeça intensas. Exames de imagem identificaram uma hemorragia intracraniana, atribuída a um acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro.
Na madrugada desta terça, o presidente foi submetido a uma cirurgia de drenagem do hematoma. O procedimento foi bem-sucedido e, segundo boletim médico, não houve intercorrências. Lula permanece em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sob monitoramento médico constante.
Repercussão nacional
A cirurgia mobilizou lideranças políticas e populares de todo o Brasil, que enviaram mensagens de apoio e votos pela rápida recuperação do presidente. Fávaro destacou a importância do momento para união nacional: “O Brasil da esperança se une pela saúde do presidente.”
O estado de saúde de Lula será acompanhado por especialistas nos próximos dias, e novos boletins devem ser divulgados para atualizar o país sobre sua evolução clínica.