Grupo ganha força na disputa pela Mesa Diretora enquanto debates sobre independência e democratização marcam cenário político em Cuiabá.
Na noite da última sexta-feira (06), a vereadora Maria Avalone (PSDB), eleita com 4.357 votos, anunciou sua adesão ao grupo de vereadores conhecido como G5, que agora passa a se chamar G6. O movimento fortalece o grupo na corrida pela definição da nova Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá.
Avalone justificou sua decisão como fruto de análise criteriosa, afirmando que o G6 compartilha os valores e propósitos necessários para promover mudanças significativas na cidade. “É uma grande responsabilidade com o futuro de Cuiabá. Após muita reflexão, tomei a decisão de me unir a este grupo, pois acredito em sua visão alinhada às transformações que desejo para a cidade”, declarou.
O G6, formado por Demilson Nogueira, Eduardo Magalhães, Sargento Joelson, Dilemário Alencar, Daniel Monteiro e agora Maria Avalone, ainda não anunciou apoio a nenhum candidato à presidência da Câmara.
Críticas à interferência do Executivo
Maria Avalone destacou a importância de um Legislativo independente, criticando a atuação do prefeito eleito Abílio no processo de escolha da presidência. Para ela, o papel da Mesa Diretora deve ser de gestão interna, sem submissão ao Executivo.
“A Mesa da Câmara não deve ser um puxadinho do Executivo. Ela precisa administrar a Casa de forma independente e priorizar pautas que melhorem a vida dos moradores de Cuiabá”, afirmou.
A vereadora também defendeu mudanças no regimento interno para redistribuir as funções da Mesa, hoje centralizadas no presidente. “Precisamos democratizar essas responsabilidades e redirecionar os debates para questões mais relevantes”, pontuou.
Compromissos e propostas
Reafirmando promessas de campanha, Avalone destacou iniciativas como a implantação de ônibus e assentos rosas no transporte coletivo para garantir mais dignidade às mulheres e a criação de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS 3) em todas as regiões da cidade.
“Estou confiante de que, juntos, poderemos apresentar boas propostas para uma Cuiabá mais justa, desenvolvida e acolhedora”, declarou a vereadora.
O G6 planeja apresentar propostas de governabilidade na próxima semana, fruto das reuniões realizadas para garantir a independência do Legislativo na fiscalização do Executivo.