Medida faz parte do programa Tolerância Zero e reforça ações integradas contra o avanço do crime no estado.
O Governo de Mato Grosso oficializou a criação do Comitê Integrado e Estratégico de Combate ao Crime Organizado (Ciecco), nesta segunda-feira (9), com a publicação do Decreto nº 1.172 no Diário Oficial. A iniciativa integra o programa Tolerância Zero ao Crime Organizado, lançado em 25 de novembro pelo governador Mauro Mendes, e visa articular ações estratégicas para prevenção e repressão ao crime organizado no estado.
Presidido pelo governador Mauro Mendes, o comitê reúne representantes de órgãos como a Casa Civil, as Secretarias de Segurança Pública e Justiça, além da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Politec. Também participam como convidados membros do Legislativo, Judiciário, Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas.
“O Ciecco foi criado para integrar esforços no combate ao avanço das organizações criminosas. Essa união entre os Poderes é essencial para a nossa missão de tolerância zero contra a criminalidade”, declarou o governador durante a primeira reunião do comitê, realizada no dia 2 de dezembro.
Reforço no combate ao crime
O programa Tolerância Zero ao Crime Organizado inclui uma série de medidas para fortalecer a segurança pública. Entre as principais ações estão:
- Chamamento de 394 novos profissionais aprovados em concursos públicos para reforçar as forças de segurança;
- Criação de quatro delegacias especializadas no combate ao crime organizado;
- Estabelecimento de coordenadorias para enfrentamento à lavagem de dinheiro e recuperação de ativos pela Polícia Civil.
Com essas iniciativas, o governo busca não apenas intensificar a repressão ao crime organizado, mas também recuperar ativos financeiros oriundos de atividades ilícitas, aumentando a capacidade do Estado em responder à criminalidade.