Delegado Vitor Hugo Bruzulato assume o comando da nova pasta em janeiro de 2025.
O governador Mauro Mendes sancionou a criação da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), com a publicação no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (5). O delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira foi nomeado como titular da nova pasta, que será oficialmente implantada em 1º de janeiro de 2025. O policial penal federal André Fernandes Ferreira ocupará o cargo de secretário adjunto.
Estrutura para o enfrentamento ao crime organizado
A criação da Sejus é parte do programa Tolerância Zero ao Crime Organizado, lançado recentemente pelo governo estadual. A secretaria será responsável pelos sistemas penitenciário e socioeducativo, além de coordenar a política estadual sobre drogas. O objetivo, segundo o delegado Vitor Hugo, é modernizar e fortalecer a gestão dos presídios e implementar ações operacionais contra o crime organizado.
“A criação dessa secretaria traz uma estrutura moderna e robusta para que possamos desenvolver ações contra o crime organizado e, dentro de uma gestão eficiente, resolver problemas como a entrada de ilícitos nas unidades prisionais e o controle dos líderes de facções”, destacou Bruzulato.
Transição e continuidade no combate ao crime
Enquanto a Sejus não entra em vigor, o delegado Vitor Hugo segue como secretário adjunto de Administração Penitenciária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), onde continua liderando ações de combate ao crime organizado nos presídios.
“Ainda em período de transição, seguimos com revistas nas unidades prisionais e o planejamento já existente para o enfrentamento às facções criminosas”, afirmou.