Estoque crítico: único banco de sangue público de Mato Grosso enfrenta escassez e pede solidariedade da população.
O MT Hemocentro, único banco de sangue público do estado de Mato Grosso, lançou um apelo urgente para a população devido à baixa nos estoques de sangue, especialmente dos tipos O negativo e O positivo. Apesar da maior necessidade ser por esses tipos, a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, reforça que todas as doações são bem-vindas e essenciais para salvar vidas.
“Estamos com uma baixa no estoque dos sangues do tipo O. Por isso, precisamos que os doadores venham contribuir, fazendo a diferença na vida de muitas pessoas”, destacou Zanela. A doação de sangue é um ato de solidariedade que pode ser determinante em situações de emergência, cirurgias e tratamentos de doenças.
Requisitos para doação
Os interessados em doar sangue devem se dirigir a uma unidade de coleta com um documento oficial com foto. Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 devem apresentar autorização de um responsável. Além disso, é necessário pesar 50 kg ou mais e estar bem alimentado e hidratado.
No interior do estado, o Hemocentro conta com unidades de coleta em várias cidades, como Juína, Cáceres, Sinop, Rondonópolis, entre outras.
Como agendar
As doações podem ser agendadas pelo Sistema de Agendamento do MT Hemocentro ou via WhatsApp no número (65) 98433-0624 (somente mensagens). O telefone fixo (65) 3623-0044 também está disponível para agendamentos.
O MT Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e oferece atestado de comparecimento para os doadores.
Doe sangue, salve vidas.