Recadastramento vai até 30 de novembro e inclui servidores da administração direta, indireta e estagiários; pagamento será suspenso para quem não cumprir o prazo.
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) iniciou, nesta terça-feira (1º), o prazo para a atualização cadastral obrigatória dos servidores e empregados públicos estaduais de Mato Grosso. O recadastramento, que se estende até o dia 30 de novembro, é um requisito essencial para garantir a continuidade do pagamento salarial dos servidores. Aqueles que não realizarem a atualização dentro do prazo terão seus salários suspensos.
A medida, detalhada na Instrução Normativa (IN) nº 008/2024/Seplag, publicada no Diário Oficial do Estado na última segunda-feira (30), visa garantir maior transparência e eficiência na gestão pública. O secretário da Seplag, Basílio Bezerra, ressaltou a importância do processo, afirmando que ele possibilita um melhor conhecimento do quadro de servidores e a identificação de talentos que podem ser melhor aproveitados no serviço público.
“O recadastramento é um momento muito importante, pois possibilita conhecermos melhor nossos servidores e identificar talentos que poderão ser utilizados para melhor aproveitamento do potencial técnico e profissional de cada servidor”, destacou Basílio.
Inovações no processo
Uma das novidades do recadastramento de 2024 é a inclusão de estagiários e residentes técnicos, que anteriormente não eram obrigados a participar. Além disso, a atualização cadastral também se aplica a servidores cedidos para outros órgãos e entidades fora do Poder Executivo Estadual, bem como àqueles licenciados para acompanhar o cônjuge.
O processo de recadastramento está disponível nos portais de Recadastramento e do Servidor, e grande parte das informações do ano anterior já aparecerá automaticamente nos sistemas, facilitando a atualização. Em caso de dificuldades com o acesso, os servidores devem procurar as unidades de Gestão de Pessoas de seus respectivos órgãos.
Banco de Talentos
Além de atualizar os dados pessoais e funcionais, o recadastramento também servirá para alimentar o Banco de Talentos, um programa criado em 2019 para mapear o perfil técnico dos servidores do Estado. De acordo com a secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, Lidiane Leite, as informações inseridas no sistema ajudarão a direcionar servidores para atividades estratégicas, conforme suas qualificações.
“A atualização cadastral é um instrumento fundamental para identificar as experiências e habilidades dos nossos servidores, visando estruturar o Banco de Talentos do Poder Executivo Estadual”, afirmou Lidiane.
O recadastramento é composto por oito etapas, e o preenchimento adequado de todas as informações é essencial para o sucesso do processo.