Capital mato-grossense registra 37 levantamentos, superando grandes centros como Rio de Janeiro e Salvador.
Cuiabá figura como a 11ª cidade do país com o maior número de pesquisas eleitorais realizadas até a última quinta-feira (26). Segundo o site Metrópoles, foram 37 levantamentos de intenção de voto registrados até a data, e somente no último final de semana foram adicionadas seis novas pesquisas. O volume de sondagens coloca a capital de Mato Grosso à frente de cidades maiores como Rio de Janeiro (37), Campo Grande (36), Recife (32), Salvador (28) e Curitiba (28).
O estado de Mato Grosso também tem se destacado no cenário nacional, com 293 pesquisas registradas até 26 de setembro, superando estados como Mato Grosso do Sul (269), Ceará (170), Rio Grande do Sul (131) e Santa Catarina (207). Em todo o país, foram contratadas cerca de 11,4 mil pesquisas eleitorais até o momento, totalizando um investimento de R$ 124,3 milhões — o maior valor já gasto em pesquisas eleitorais desde 2012.
Cuiabá no foco das pesquisas eleitorais
Em um panorama nacional, Cuiabá realizou mais pesquisas do que outras capitais e importantes cidades como Porto Alegre (22), Londrina (17), Macapá (14) e Maceió (13). No topo do ranking está Teresina, capital do Piauí, que já contabiliza 75 pesquisas sobre as intenções de voto dos eleitores.
Na capital mato-grossense, a primeira pesquisa registrada ocorreu em 4 de setembro, sendo divulgada em 10 de setembro, a pedido do site VG Notícias. Nos últimos 30 dias, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou 26 novas solicitações de pesquisa em Cuiabá, uma média de quase uma por dia. As seis mais recentes serão divulgadas às vésperas das eleições, nos dias 4 e 5 de outubro.
Cenário eleitoral em Cuiabá
O ambiente eleitoral na cidade está aquecido. A corrida para a prefeitura de Cuiabá conta com quatro candidatos principais: Abílio Brunini (PL), Domingos Kennedy (MDB), Eduardo Botelho (União) e Lúdio Cabral (PT). Além disso, 446 candidatos disputam as 27 cadeiras na Câmara Municipal, configurando uma acirrada média de 16,5 concorrentes por vaga.
A expectativa agora é pelos resultados das novas pesquisas, que poderão ser decisivos para a reta final da campanha e o rumo das eleições municipais em Cuiabá.