Prefeito garante que área urbana não será afetada integralmente, mas mantém alerta para interrupções pontuais durante a madrugada.
Os moradores de Sorriso, a 420 km ao Norte de Cuiabá, estão sob risco de enfrentar cortes de energia elétrica por até cinco dias, a partir deste domingo (22). O prefeito Ari Lafin convocou uma reunião neste sábado (21) para tranquilizar a população, explicando que, após negociações com o governo federal, foi garantido que a área urbana da cidade não será completamente atingida. Contudo, o prefeito alertou para possíveis interrupções pontuais durante a madrugada ou à noite.
“Não haverá corte total de energia em nossa cidade, como se especulava, mas poderá ocorrer em horários específicos, especialmente no período da noite e madrugada. Estou trabalhando incansavelmente para minimizar esse impacto, junto com a sociedade organizada”, afirmou Lafin.
As preocupações surgiram após a concessionária de energia elétrica, Energisa, enviar uma carta à prefeitura informando sobre a possibilidade de corte total no fornecimento de energia para Sorriso, por um período de cinco dias. A medida seria necessária para a manutenção de um dos três transformadores da subestação responsável pela transmissão de energia ao município.
Segundo a Energisa, a manutenção, sob responsabilidade da Eletronorte, reduzirá em 25% a capacidade de transmissão de energia para Sorriso. O Operador Nacional do Sistema (ONS) poderá determinar cortes parciais de fornecimento, principalmente nos horários de pico, entre o início da noite e a madrugada. A concessionária tentou negociar a admissão de sobrecarga no sistema, o que supriria a falta do transformador, mas a solicitação foi negada.
A Energisa prometeu medidas para mitigar os impactos, como a instalação de uma subestação móvel na cidade, que já foi ativada segundo o prefeito, além de realizar manobras para evitar desligamentos em serviços essenciais, como saúde e abastecimento de água. A empresa, no entanto, não forneceu atualizações sobre o planejamento dos cortes até a manhã deste sábado.