Chuvas fortes retornam ao estado, mas trazem prejuízos; torres caem, casas são destelhadas e bairros ficam sem energia.
Depois de um longo período de estiagem, a tão esperada chuva começou a dar sinais de retorno em várias cidades de Mato Grosso. Nesta quarta-feira (18), temporais atingiram municípios do norte do estado, como Alta Floresta (803 km de Cuiabá) e Matupá (695 km da capital), causando diversos transtornos e prejuízos. As chuvas também chegaram a Primavera do Leste (230 km de Cuiabá) nesta quinta-feira (19).
Em um dos incidentes mais graves, vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma torre de transmissão que caiu sobre uma casa em Alta Floresta, atingindo a residência próximo ao quarto onde uma criança dormia. Apesar do susto, felizmente, não houve feridos.
Na mesma cidade, houve registro de chuva de granizo e ventos fortes, que destelharam casas e derrubaram uma árvore sobre um Fiat Uno. Bairros inteiros ficaram sem energia devido à queda de árvores sobre a fiação elétrica, e vários estabelecimentos comerciais tiveram seus telhados arrancados.
As equipes do Corpo de Bombeiros, Guarda de Trânsito e a concessionária de energia local foram acionadas para atender às diversas ocorrências causadas pela tempestade, que durou cerca de uma hora.
Além de Alta Floresta, cidades como Guarantã do Norte e União do Norte também registraram chuvas isoladas. No último fim de semana, outros municípios, como Glória D’oeste, Porto Jofre, Nova Lacerda, Comodoro, Brasnorte e Novo Mundo, já haviam sido atingidos por pancadas de chuva.
Para esta quinta-feira (19), a previsão em Alta Floresta é de mais chuvas isoladas, com temperaturas variando entre 23 °C e 37 °C e umidade relativa do ar em 90%. Porém, a tendência para o fim de semana é de um retorno do calor intenso, com máximas que podem alcançar até 43 °C.
Já em Matupá, a previsão indica temperaturas elevadas ao longo de todo o fim de semana, com máximas entre 39 °C e 41 °C.