Redemoinho de fogo é registrado em Chapada dos Guimarães em meio a incêndio florestal

Fenômeno impressionante foi capturado em vídeo na região das cavernas; Corpo de Bombeiros segue na linha de frente no combate às chamas.

Mais um impressionante redemoinho de fogo foi registrado em Mato Grosso, desta vez na Chapada dos Guimarães, em meio ao cenário desolador dos incêndios florestais que devastam a região. O fenômeno, conhecido como “firenado,” foi capturado em vídeo neste domingo (8) e mostra uma espiral de vento e chamas subindo em meio ao fogo que consome a vegetação nas proximidades da região de cavernas.

O redemoinho de fogo, uma combinação perigosa de calor extremo, ventos fortes e incêndios, é um fenômeno que ocorre quando o ar quente sobe rapidamente e encontra correntes de vento turbulentas, criando um vórtice que suga o fogo para dentro de si, formando uma coluna de chamas giratória.

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso está atuando incansavelmente para conter os focos de incêndio que assolam a Chapada dos Guimarães. No domingo, 26 militares estiveram mobilizados para combater as chamas na região do Complexo de Cavernas Aroe Jari e no Mirante do Centro Geodésico da América do Sul. O combate a esse tipo de fogo requer técnicas e cuidados especiais devido à sua imprevisibilidade e ao risco aumentado de acidentes.

Os incêndios florestais na Chapada têm sido agravados pela seca intensa e pela baixa umidade do ar, criando condições perfeitas para que o fogo se espalhe rapidamente e se transforme em um perigo ainda maior para as áreas naturais e turísticas da região.

A ocorrência de redemoinhos de fogo, como o registrado na Chapada dos Guimarães, alerta para a gravidade da situação dos incêndios florestais no estado. O fenômeno é uma prova visível da intensidade e da destruição causada pelas chamas que consomem vastas áreas de vegetação, impactando não só a fauna e a flora locais, mas também a segurança dos moradores e turistas que frequentam a região.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil continuam em alerta máximo, e a população é orientada a colaborar, evitando queimadas e respeitando as orientações das autoridades. Em casos de incêndio, é fundamental que as denúncias sejam feitas imediatamente pelos números 193 ou 190, para que as equipes possam agir rapidamente.

Compartilhar

Redação MT Política

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MT POLÍTICA

redacao@mtpolitica.com.br

Av. Rubens de Mendonça, 1856 Cuiabá Office Tower, sala 307

CEP: 78048450 – Cuiabá/MT

Tags

    Últimas Notícias

    2023 – Copyright © – MT Política – Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade