PM aposentado é preso em Cuiabá após 14 anos foragido por assassinato de cunhado

Waliton Francisco de Souza, 46, foi capturado pela Polícia Civil após ser condenado por homicídio qualificado; crime ocorreu após desentendimento em bar.

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), prendeu nesta sexta-feira (6) o policial militar aposentado Waliton Francisco de Souza, de 46 anos, condenado pelo assassinato de seu cunhado, Valdevino Antônio da Silva, ocorrido há 14 anos em Cuiabá. Desde então, Waliton estava foragido, mesmo após ser sentenciado a 12 anos de prisão pelo crime, classificado como homicídio qualificado.

Waliton foi localizado no bairro Jardim Vitória, na capital de Mato Grosso, e imediatamente levado à DHPP. Segundo a decisão da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, que o condenou a 12 anos de prisão, ele passará por uma audiência de custódia no Fórum de Cuiabá para iniciar o cumprimento da pena.

O Crime que Chocou Cuiabá

Em outubro de 2010, Walinton, que na época era cabo da Polícia Militar, foi apontado como autor dos disparos que mataram o corretor de imóveis Valdevino Antônio da Silva, de 34 anos. O crime ocorreu no bairro Dom Aquino, após um desentendimento em um bar. De acordo com as investigações conduzidas pela DHPP, a discussão envolveu Waliton, Valdevino e uma mulher, que discordavam sobre o valor das bebidas consumidas no local. A rixa entre o suspeito e a vítima, que já tinham brigado anteriormente, acabou se agravando naquele dia.

Após a discussão acalorada, Waliton foi até sua casa, retornou armado e disparou seis vezes contra Valdevino, fugindo em seguida do local. Em 2018, Waliton foi julgado e condenado pelo Tribunal do Júri da Comarca de Cuiabá a 13 anos de prisão por homicídio. Ele recorreu da decisão várias vezes, mas o Judiciário confirmou a sentença, reduzindo-a para 12 anos de reclusão.

Com a captura do ex-militar, encerra-se um longo capítulo de fuga que durou mais de uma década. A prisão de Waliton representa uma vitória para a Justiça e alívio para a família de Valdevino, que esperava pela resolução deste caso há 14 anos.

Compartilhar

Redação MT Política

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MT POLÍTICA

redacao@mtpolitica.com.br

Av. Rubens de Mendonça, 1856 Cuiabá Office Tower, sala 307

CEP: 78048450 – Cuiabá/MT

Tags

    2023 – Copyright © – MT Política – Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade