MT retoma transplantes de rim no Hospital São Mateus após assinatura de ordem de serviço

Secretaria de Saúde do Estado anuncia reinício de procedimentos de transplante renal em Cuiabá, com estimativa de início em até três meses.

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) emitiu, nesta segunda-feira (2), a ordem de serviço para a retomada dos transplantes de rim no estado. O Hospital São Mateus, em Cuiabá, foi o escolhido para a realização dos procedimentos, que devem começar em um prazo de 2 a 3 meses, após as avaliações clínicas dos pacientes.

Atualmente, cerca de 2 mil pacientes estão em tratamento de hemodiálise em Mato Grosso. A Central Estadual de Transplantes prevê que entre 40% e 50% dessas pessoas têm indicação para transplante renal. No entanto, os números exatos só poderão ser confirmados após avaliações clínicas detalhadas realizadas pela equipe de transplantes do Hospital São Mateus.

Além dessas avaliações, é necessário organizar um novo fluxo local e seguir todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para que os transplantes possam ser efetivamente realizados.

O governador Mauro Mendes (União), que tem uma ligação pessoal com o tema – ele é um doador de rim para sua esposa, Virginia Mendes, que passou por um transplante – destacou a importância da retomada dos transplantes no estado. “É uma imensa alegria saber que muitos mato-grossenses, especialmente aqueles que não possuem recursos financeiros, também poderão salvar vidas e ter suas vidas salvas com a disponibilidade do transplante aqui no nosso Estado”, afirmou Mendes.

A decisão de retomar os transplantes renais foi tratada como prioridade pela gestão atual da SES-MT. O secretário de Saúde ressaltou a importância desse serviço, afirmando que ele pode salvar inúmeras vidas. “Estamos contentes de poder efetivar um novo contrato para restabelecer o transplante de rim no Estado, mas também entendemos que esse é só o primeiro passo para a efetiva retomada dos transplantes”, declarou o gestor.

O nefrologista e diretor-técnico do Hospital São Mateus, Jonathan Feroldi, também celebrou a parceria com o Governo do Estado, destacando a importância desse tipo de atendimento à população de Mato Grosso. “A partir de agora, o Hospital São Mateus, em parceria com o Governo, retomará as atividades aqui dentro do Estado de Mato Grosso. Isso é muito importante para a nossa população e abrirá o portfólio para que novas equipes se credenciem em outros tipos de transplante”, explicou Feroldi.

Com a assinatura do contrato e a formalização da retomada dos transplantes de rim, a SES-MT e o Hospital São Mateus darão início às avaliações dos pacientes que atualmente dependem de hemodiálise e que podem ser candidatos a um transplante renal. A expectativa é que os primeiros transplantes sejam realizados dentro de três meses, devolvendo a esperança a centenas de mato-grossenses que aguardam por esse procedimento vital.

Compartilhar

Redação MT Política

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MT POLÍTICA

redacao@mtpolitica.com.br

Av. Rubens de Mendonça, 1856 Cuiabá Office Tower, sala 307

CEP: 78048450 – Cuiabá/MT

Tags

    2023 – Copyright © – MT Política – Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade