Na manhã de segunda-feira (19), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) recebeu um tamanduá-mirim com queimaduras e sinais de mordidas, resgatado em Poconé, a 104 km de Cuiabá. O animal foi entregue ao Corpo de Bombeiros no domingo (18) por um morador da região.
A equipe da Sema realizou os primeiros atendimentos e confirmou as queimaduras em duas patas e as mordidas. Após a estabilização, o tamanduá-mirim foi encaminhado para a clínica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá, onde recebeu cuidados, curativos e medicamentos, e continuará sendo monitorado.
Waldo Troy, gerente de Fauna Silvestre da Sema, informou que o tamanduá-mirim, um jovem macho, está estável e com boas perspectivas de recuperação. A causa das queimaduras não foi detalhada, e não se sabe se foram provocadas por incêndio florestal ou outra situação.
A população pode denunciar crimes ambientais à Ouvidoria Setorial da Sema pelo 0800 065 3838, pelo aplicativo MT Cidadão, ou em uma das regionais da Sema. Denúncias também podem ser feitas à Polícia Militar pelo 190.