Ação simultânea em três estados resulta em prisões e revela esquema que aliciava mulheres vulneráveis no Brasil.
Na manhã desta terça-feira (20), a Polícia Federal deflagrou em Cuiabá a Operação Perfídia, com o objetivo de desmantelar uma rede criminosa internacional de tráfico de pessoas para exploração sexual na Europa. A operação cumpriu seis mandados judiciais nas cidades de Várzea Grande (MT), Uberlândia (MG), e Rio de Janeiro (RJ).
De acordo com informações fornecidas pela assessoria da Polícia Federal, os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Federal de Mato Grosso. Quatro deles foram de busca e apreensão, e dois de prisão, com a intenção de desarticular o esquema que aliciava mulheres, principalmente nos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina.
As investigações revelaram que Uberlândia era o principal ponto de atuação da quadrilha. “A cidade, conhecida por ser um centro de logística e negócios, tornou-se nas mãos desses criminosos um palco de exploração humana e de sofrimento”, declarou a PF.
As vítimas, em sua maioria mulheres em situação de vulnerabilidade social, eram atraídas por falsas promessas de emprego na Europa, onde acreditavam que poderiam construir uma vida melhor para si e suas famílias. Iludidas, elas investiam em suas passagens e partiam em busca de um futuro digno. No entanto, ao chegarem ao destino, eram recebidas por motoristas da quadrilha e levadas a apartamentos superlotados, onde tinham seus documentos confiscados e eram forçadas a se prostituir.
Os criminosos lucravam 60% das comissões geradas pelos programas sexuais e ainda impunham às vítimas despesas exorbitantes, que se tornavam impagáveis. A investigação revelou também que o grupo utilizava sites de prostituição para anunciar as vítimas, assegurando a exposição necessária para manter a operação lucrativa.
Durante a operação, celulares e outros elementos de interesse para a investigação foram apreendidos. A PF suspeita que o número de vítimas recrutadas pela organização criminosa pode ser ainda maior. A polícia alerta para que qualquer pessoa que tenha recebido ofertas de emprego no exterior com condições suspeitas deve estar atenta à possibilidade de ser alvo de tráfico para fins de exploração sexual.
As prisões ocorreram em Várzea Grande e Uberlândia, onde uma pessoa foi detida, e no Rio de Janeiro, onde ocorreu a outra prisão.
Operação Perfídia
O nome da operação, “Perfídia”, deriva do latim e significa “traição” ou “deslealdade”. A palavra carrega um forte significado de engano e corrupção moral, refletindo as práticas cruéis dessa rede criminosa internacional.