Abílio Brunini, do PL, apresenta plano “Roubo Zero” e defende medidas de transparência nos órgãos públicos.
Em entrevista ao programa Tribuna, da rádio Vila Real FM 98.3, na manhã desta terça-feira (20), Abílio Brunini, candidato a prefeito de Cuiabá pelo PL, apresentou propostas ambiciosas para combater a corrupção no serviço público municipal. Entre as principais medidas, ele destacou a instalação de câmeras de segurança nos órgãos públicos e o uso de inteligência artificial para aumentar a transparência dos gastos públicos.
Abílio, que foi o primeiro candidato a participar da rodada de entrevistas promovida pela rádio com os postulantes à prefeitura nas eleições de 2024, apresentou sua proposta chamada “Roubo Zero”. Segundo ele, a falta de transparência é o principal fator que facilita a corrupção. Para mitigar esse problema, Abílio sugere a instalação de câmeras em diversas áreas do serviço público, incluindo locais onde são firmados contratos e na Central de Distribuição de Medicamentos.
“Colocar câmeras dentro do serviço público, se vai lá na Central de Distribuição de Medicamento, tem que ter câmera, as câmeras ajudam a combater a corrupção (…). Contratos não podem ser feitos em salinhas fechadas (…). Tenho certeza se tiver alguém monitorando o que é feito no serviço público, isso combate a corrupção”, declarou o candidato.
Outra proposta inovadora de Abílio é a criação do programa “Cuiabá online 24 horas”, que pretende utilizar inteligência artificial para facilitar o acesso da população a informações sobre a gestão municipal. Segundo o candidato, com essa tecnologia, qualquer cidadão poderá consultar dados sobre os gastos da prefeitura, como, por exemplo, quanto é gasto com o transporte público.
Abílio explicou que o sistema será baseado em um programa de dados abertos já disponibilizado pelo Governo Federal. A ideia é que a inteligência artificial responda às perguntas dos cidadãos, tornando a gestão pública mais acessível e transparente.