O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) faz um alerta aos proprietários de veículos com placas final 8: o prazo para o pagamento do licenciamento vence no dia 31 de agosto. O calendário de pagamento para outros finais de placas se estende até o mês de outubro.
A taxa de licenciamento pode ser emitida de forma prática através do site do Detran-MT, na opção “Consulte Seu Veículo”, ou pelo aplicativo MT Cidadão. Após o pagamento, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode ser gerado em formato digital (PDF) pelo site do Detran.
O Detran-MT alerta sobre a existência de sites falsos que imitam o órgão para aplicar golpes. Para evitar fraudes, a orientação é que os proprietários de veículos redobrem a atenção ao realizar o pagamento do licenciamento. Certifique-se de utilizar apenas os canais oficiais do Detran-MT para evitar cair em golpes.
O documento digital ou em papel comum possui o mesmo valor jurídico do antigo “verdinho” e é garantido por meio de um QR Code que se conecta à base nacional de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Isso assegura a autenticidade e segurança do CRLV.
Para que o licenciamento anual do veículo seja emitido, é necessário que todos os débitos estejam quitados, incluindo taxa de licenciamento, multas de trânsito e Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Além disso, o veículo não pode ter restrições administrativas ou jurídicas, como alerta de roubo, bloqueio judicial, pendências na comunicação de venda ou gravame pendente em veículos financiados.
Outro aspecto a ser observado é o cumprimento de recalls ativos. Desde a implementação da Lei Federal 14.071/2020, em abril de 2021, veículos com informativo de recall ativo e que não realizaram a substituição da peça ou manutenção indicada pela fabricante não podem obter o licenciamento.