Eduardo Botelho (União) fez história ao ser o primeiro candidato a registrar oficialmente sua candidatura à Prefeitura de Cuiabá para as eleições de 2024. O pedido, protocolado junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), já está disponível no portal de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde esta quinta-feira (8).
Junto com Eduardo Botelho, o médico Dr. Marcelo Sandrin foi registrado como candidato a vice-prefeito. A coligação “Juntos por Cuiabá”, à qual Botelho pertence, é composta por uma aliança de partidos: União Brasil, Republicanos, PP, Podemos, PMB, PSB, Solidariedade e a Federação PSDB-Cidadania.
O plano de governo de Botelho e Sandrin já pode ser acessado e foi desenvolvido de maneira participativa. Durante o processo de elaboração, foram incorporadas sugestões da sociedade, obtidas em debates e consultas públicas. Além do plano de governo, a declaração de bens dos candidatos também está disponível, garantindo transparência no processo eleitoral.
Para a candidatura majoritária de Botelho e Sandrin, o limite legal de gastos para o primeiro turno é de R$ 13.322.541,81. Caso haja um segundo turno, o limite será de R$ 5.329.016,72.
Agora, o pedido de registro será analisado e julgado pelo TRE-MT, que é responsável por conferir a regularidade das candidaturas e garantir que todas as exigências legais sejam atendidas. O processo de análise assegurará que os candidatos estejam aptos para participar das eleições, com todas as documentações e requisitos necessários.