Operação da Polícia Federal visa desvendar esquema de fraude que prejudicou vítima no Paraná.
Nesta sexta-feira (24), uma moradora de Rondonópolis (215 km ao sul) foi alvo de uma operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal. A mulher é acusada de roubar a identidade de uma residente no Paraná para acessar benefícios do governo de forma fraudulenta. A vítima teve seus direitos prejudicados, incluindo o corte de auxílios e até mesmo a impossibilidade de votar, devido às irregularidades em sua documentação.
A ação policial, denominada Operação em Busca da Verdade, teve mandados expedidos pela Justiça Federal. As investigações tiveram início em 2022, após a denúncia da vítima à Caixa Econômica Federal, que coletou os indícios de fraude e ressarciu a denunciante.
Segundo apurado, a residente no Paraná foi impedida de exercer seu direito ao voto, sacar benefícios assistenciais e teve outros direitos restringidos devido à utilização indevida de seus dados por terceiros.
O objetivo da Operação Em Busca da Verdade é identificar todas as fraudes cometidas pela investigada por meio da apropriação da identidade da vítima, levantar os prejuízos causados e compreender as motivações por trás do esquema criminoso.
Os policiais buscam robustecer a coleta de provas para elucidar a verdadeira identidade da investigada, bem como identificar a possível participação de outras pessoas na execução das fraudes.