Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta para chuvas intensas, ventos e queda de granizo; regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste estão entre as mais impactadas
Uma frente fria vinda do Sul do Brasil está prevista para causar tempestades em 17 estados e no Distrito Federal neste fim de semana, de acordo com o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta sexta-feira (17). A situação deve ser mais crítica na região Sul, que já enfrentava fortes chuvas na última semana, e em grande parte dos estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste, que vinham sendo impactados por uma onda de calor.
Os meteorologistas indicam que o ápice da onda de calor foi registrado nesta sexta-feira, e preveem uma trégua no calor intenso, com possíveis recordes de temperaturas mais amenas. Em São Paulo, por exemplo, as máximas devem cair entre 11°C e 14°C até a segunda-feira (20), conforme as previsões do Inmet e da Climatempo.
Os alertas emitidos pelo Inmet se dividem em duas categorias: “perigo potencial” e “perigo”. Nos estados sob alerta de “perigo potencial”, há risco de chuvas intensas com volume acumulado de até 50 milímetros por dia e ventos de até 60 km/h. O alerta abrange estados como Amazonas, Roraima, Pará, parte do Tocantins, sul do Maranhão, Piauí e Bahia.
Já nos estados sob alerta de “perigo”, o risco é de tempestades com chuvas atingindo até 100 milímetros por dia, além de ventos intensos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Essa categoria inclui São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A previsão é que, a partir de domingo, os temporais se espalhem pela região central do país, levando chuva para outras áreas. As autoridades recomendam que a população esteja atenta aos alertas e tome precauções diante das condições meteorológicas adversas, como risco de corte de energia, queda de árvores e alagamentos.