Relatório da CCR sinaliza condições operacionais para os 40 trens do VLT do Mato Grosso em negociação com a Bahia

Avaliação técnica indica viabilidade do material rodante, mas recomendações para compra incluem garantias, assistência pós-venda e documentação técnica completa.

O relatório emitido pela CCR, empresa responsável pela gestão do Sistema Metroviário de Salvador, indica que os 40 trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) provenientes do Mato Grosso possuem condições de operacionalização, mesmo após 10 anos de inatividade. O governo da Bahia, sob a gestão de Jerônimo Rodrigues (PT), tem negociado a aquisição desses trens como parte do projeto de expansão do VLT em Salvador.

De acordo com a avaliação técnica da CCR, apesar da degradação natural decorrente do tempo parados, os trens do Mato Grosso podem ser recompostos em suas condições originais. Contudo, a empresa recomenda algumas condições no processo de compra e venda, incluindo garantia técnica, assistência pós-venda por pelo menos dois anos, disponibilização de insumos para os primeiros meses de operação, entrega de toda a documentação técnica para rastreamento da fabricação e reparos dos componentes, além de manuais de operação e manutenção.

O governo da Bahia solicitou essa análise técnica como parte do processo de negociação, visando chegar a um preço justo para a compra do material rodante. A CCR estimou uma depreciação de 30% no valor original dos trens.

As negociações entre os governos da Bahia e do Mato Grosso tiveram início em agosto, dentro de um grupo de trabalho criado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para buscar uma solução para a situação dos trens parados no Mato Grosso. Os 40 trens foram adquiridos em 2013 para o VLT que ligaria Cuiabá e Várzea Grande, projeto que não foi concluído. Com a desistência do VLT, os trens ficaram inativos.

Enquanto o governo do Mato Grosso busca recuperar parte do investimento, a gestão de Jerônimo Rodrigues vê na negociação uma oportunidade de adquirir um material operacional a um custo acessível, acelerando o projeto de expansão do VLT em Salvador. O plano é utilizar esses trens para dar início à operação do VLT, dividindo as obras em fases que conectam diferentes áreas da cidade. A licitação para o novo VLT de Salvador pode ser lançada nos próximos dias.

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Redação MT Política

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