Motoristas que planejam viajar entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães devem evitar a MT-246, que conecta a Estrada para Manso ao Distrito da Água Fria. Com uma extensão de 33 quilômetros, a estrada não é asfaltada e não é adequada para veículos pesados, como carretas, caminhões e ônibus, especialmente durante o período chuvoso.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística já assinou a ordem de serviço para asfaltar esse trecho. A empresa responsável pela obra já está mobilizada no local com máquinas para oferecer suporte aos veículos que podem ficar parados. A obra, contratada por R$ 41,2 milhões no segundo semestre de 2023, tem como objetivo melhorar as condições de tráfego na região.
No entanto, é importante ressaltar que, neste momento, a MT-246 não é a rota apropriada de desvio para quem busca evitar o trecho interditado da MT-251. Após o bloqueio da MT-251 devido às chuvas intensas e riscos de deslizamento no Portão do Inferno, alguns motoristas podem estar optando pela MT-246 como rota alternativa.
A Secretaria de Infraestrutura reforça que a rota de desvio recomendada entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães é seguir pelas BR-163 e 070 até Campo Verde e, em seguida, pela MT-140 e MT-251 até Chapada. Esse caminho é totalmente pavimentado e possui aproximadamente 200 quilômetros de extensão.