O deputado federal José Medeiros (PL-MT) usou a tribuna da Câmara Federal para expressar sua crítica à reforma tributária promulgada na quarta-feira (20), durante sessão solene do Congresso Nacional com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros. Medeiros argumentou que o legado do Partido dos Trabalhadores (PT) será uma reforma tributária aprovada com o único propósito de aumentar impostos para cobrir o “rombo do governo Lula”.
“A tão sonhada reforma tributária se tornou um pesadelo para os brasileiros, uma vez que o objetivo do governo do PT é apenas aumentar os impostos, penalizar o cidadão, como forma de compensar o crescimento do estado e a má gestão. Nosso receio é que a forma cause impacto negativo na vida da população com o crescimento dos índices de desemprego”, declarou Medeiros.
O parlamentar destacou que o ex-presidente Jair Bolsonaro deixou o governo em 2022 com um superávit de R$ 50 bilhões, enquanto o governo Lula encerrará seu primeiro ano de mandato com um déficit de quase R$ 200 bilhões. Medeiros criticou os gastos excessivos do PT e afirmou que a reforma tributária é uma tentativa de arrecadar fundos para cobrir essas despesas, prejudicando os mais humildes e o setor produtivo de Mato Grosso.
O deputado ressaltou a falta de eficácia da reforma, afirmando que ela foi aprovada para beneficiar apenas o PT. Ele expressou sua preocupação com a possibilidade de diversos estados aumentarem a alíquota do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços) em resposta à reforma tributária. Medeiros afirmou que, em Mato Grosso, o governo estadual já assegurou que não aumentará o ICMS.