Temperaturas de até 40°C em Mato Grosso exigem cuidados especiais da população

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta indicando que os próximos dias em Mato Grosso podem registrar temperaturas extremas, chegando a 40°C. Diante desse cenário, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) publicou o Alerta Epidemiológico N°007/2023, oferecendo diretrizes à população para lidar com o calor intenso.

O documento, baseado nos dados do Inmet que categorizou a onda de calor como “perigo”, destaca cuidados específicos para o ambiente escolar, atividades externas e saúde animal. A previsão do Inmet aponta para uma umidade relativa do ar de 30% no sábado (16.12) e 20% no domingo, índices abaixo do ideal para a saúde humana, que requer uma umidade entre 50% e 60%, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde.

O fenômeno afetará diversos estados do Brasil, incluindo Mato Grosso. Para mitigar os impactos desse período de calor intenso, o alerta da SES enumera medidas essenciais para garantir uma qualidade de vida durante as altas temperaturas. Entre essas medidas estão a ingestão adequada de água, mesmo na ausência de sede; busca por abrigos com ar-condicionado ou locais mais frescos nos momentos mais quentes do dia; evitação de atividades físicas intensas durante o calor; utilização de protetor solar e roupas leves; e a adoção de resfriadores evaporativos e/ou cortinas para manter ambientes internos mais frescos.

Marlene da Costa Barros, coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES, ressaltou a importância desses cuidados diante das ondas de calor, que representam riscos sérios à saúde, podendo resultar em hipertermia, desidratação, problemas respiratórios e agravamento de condições médicas preexistentes.

“Durante o calor extremo, as pessoas podem ter convulsões, confusão mental, fraqueza, tontura, náusea, insolação, falta de ar, entre outros problemas. Por isso é importante ficarmos em alerta aos cuidados necessários para amenizar o impacto do calor sobre nossa saúde”, alertou Marlene. A população é encorajada a seguir as recomendações da SES-MT para se proteger durante esse período de altas temperaturas.

Compartilhar

Redação MT Política

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MT POLÍTICA

redacao@mtpolitica.com.br

Av. Rubens de Mendonça, 1856 Cuiabá Office Tower, sala 307

CEP: 78048450 – Cuiabá/MT

Tags

    Últimas Notícias

    2023 – Copyright © – MT Política – Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade