O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), anunciou que pode liberar o tráfego de automóveis nas faixas exclusivas do Bus Rapid Transit (BRT) até que o modal comece a funcionar. A declaração foi feita após atrasos nas obras, e a Sinfra-MT indicou que a primeira parte do BRT só será entregue em fevereiro do próximo ano, ao invés da previsão inicial de outubro.
Kalil afirmou que uma equipe da prefeitura está cobrando uma solução da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra-MT) e destacou que irá acabar com o congestionamento na avenida da Feb. Ele recebeu “sinal verde” para liberar as faixas exclusivas quando as obras de infraestrutura do BRT estiverem concluídas, mas o modal ainda não estiver em operação.
O governo do Estado já repassou quase 20% do valor total do empreendimento ao consórcio responsável pela obra, sendo R$ 88 milhões entre 2022 e 2023. O BRT Cuiabá deverá percorrer um trecho de 22 km, mas, até o momento, apenas o trecho Aeroporto-Porto está em obras, que recentemente foram criticadas por estar em “marcha lenta”.