Operação que mirou influencer fitness tem mandado cumprido em MT

Na manhã desta terça-feira (12/12), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) em parceria com a Polícia Federal desencadeou a Operação Alcateia, uma ação coordenada para desarticular uma sofisticada organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na cidade de Ribeirão Preto. Sob ordens judiciais, foram executados 26 mandados de prisão temporária e 39 mandados de busca e apreensão em quatro cidades do interior paulista – Ribeirão Preto, Franca, Catanduva, Serrana – e ainda em Passos (MG) e Mirassol D’Oeste (MT).

A Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias pertencentes aos investigados e a terceiros utilizados como “laranjas”, além da apreensão de veículos e o sequestro de propriedades.

Um dos principais alvos da operação foi o influencer fitness Renato Cariani, 47 anos, que teve um pedido de prisão não deferido pela Justiça.

As investigações revelaram uma organização criminosa meticulosamente estruturada, composta por quase 60 membros, dedicada ao tráfico de drogas, especialmente cocaína e crack, sediada em Ribeirão Preto. Durante um período de cinco anos, o grupo movimentou mais de R$ 700 milhões. Somente entre julho de 2022 e novembro de 2023, estima-se que o lucro com o narcotráfico tenha atingido pelo menos R$ 54 milhões.

A estrutura criminosa possuía um setor específico responsável por lavar os lucros do tráfico, utilizando artifícios como contas bancárias em nome de terceiros, aquisição de veículos, imóveis e outros bens.

O objetivo central da operação é desmantelar uma das mais significativas organizações criminosas dedicadas ao tráfico de drogas na região de Ribeirão Preto e recuperar os bens ilícitos adquiridos pelos criminosos. O desdobramento das investigações dependerá da análise do material apreendido nesta data, juntamente com outras diligências planejadas.

Compartilhar

Redação MT Política

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MT POLÍTICA

redacao@mtpolitica.com.br

Av. Rubens de Mendonça, 1856 Cuiabá Office Tower, sala 307

CEP: 78048450 – Cuiabá/MT

Tags

    Últimas Notícias

    2023 – Copyright © – MT Política – Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade