Negociações do acordo entre Mercosul e União Europeia podem ser concluídas até fevereiro de 2024

Apesar dos esforços, a Cúpula do Mercosul, que ocorreu nesta quinta-feira (7), não resultou em um anúncio oficial de acordo entre o bloco e a União Europeia. O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou que existe a possibilidade de a negociação ser concluída com sucesso até meados de fevereiro de 2024.

As negociações, que já duram quase 20 anos, foram intensificadas nos últimos dias durante a cúpula. O presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou-se contrário ao acordo durante a 28ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças do Clima (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no último fim de semana. No entanto, o Brasil reafirmou seu compromisso em concentrar esforços para alcançar um desfecho positivo nas negociações.

O ministro Mauro Vieira destacou que as conversações continuam, mesmo diante das preocupações do setor agrícola francês manifestadas por Macron. O prazo limite para a conclusão do acordo é visto como início de fevereiro, durante a presidência paraguaia no Mercosul.

Compartilhar

Redação MT Política

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MT POLÍTICA

redacao@mtpolitica.com.br

Av. Rubens de Mendonça, 1856 Cuiabá Office Tower, sala 307

CEP: 78048450 – Cuiabá/MT

Tags

    Últimas Notícias

    2023 – Copyright © – MT Política – Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade