Nesta quinta-feira (7), a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá deflagrou a Operação Conecta 21, visando cumprir 15 mandados de busca e apreensão, além de mandados de prisão contra agressores envolvidos em crimes de violência doméstica.
A ação, liderada pela delegada Judá Marcondes, tem como objetivo principal apreender armas de fogo utilizadas por agressores, as quais frequentemente são empregadas para ameaçar, amedrontar e manipular as vítimas de violência doméstica.
Um foco adicional da operação é a apreensão de aparelhos telefônicos, utilizados para chantagear as vítimas por meio da divulgação de imagens íntimas obtidas durante o relacionamento amoroso. A delegada enfatizou que a operação possui um caráter preventivo, buscando evitar novos casos de feminicídio na capital.
A Operação Conecta 21 conta com o apoio das Delegacias Regionais de Cuiabá e Várzea Grande e ocorre em consonância com os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. A iniciativa destaca o comprometimento das autoridades em combater ativamente a violência doméstica, oferecendo suporte às vítimas e buscando punir os agressores.
A sociedade espera que a operação contribua significativamente para a segurança e proteção das mulheres, reforçando a importância de campanhas e ações permanentes de combate à violência de gênero.