Senado debate uso da inteligência artificial aplicada à saúde

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados promove audiência pública na próxima terça-feira (5) para discutir experiência prática do uso da inteligência artificial (IA) aplicada à saúde e o uso de tecnologias emergentes.

O debate faz parte do cronograma de trabalho da Subcomissão Especial para debater Telemedicina, Telessaúde e Saúde Digital (Subtele). O requerimento para sua realização foi apresentado pela deputada Flávia Morais (PDT-GO), que é relatora da subcomissão.

A deputada destaca que o uso de inteligência artificial tem sido debatido de forma ampla em todo o mundo, inclusive no setor de saúde. “Com avanços nas discussões sobre o uso de inteligência artificial em saúde, experiências em centros de pesquisas, assim como no caso de regulamentação, é importante entender o panorama atual sobre como esse debate se reflete no uso de tecnologias em saúde”, diz.

Durante os debates, Flávia Morais espera obter esclarecimentos sobre as seguintes questões:

  • usos práticos da inteligência artificial no setor de saúde no Brasil atualmente;
  • discussões sobre o impacto setorial na saúde da regulamentação proposta pela comissão de juristas responsável por subsidiar elaboração de substitutivo sobre inteligência artificial no País;
  • impactos de uma regulação setorial, seus riscos e benefícios e a necessidade das estruturas de governança apropriadas para potencializar o uso da inteligência artificial e de novas tecnologias em saúde, de maneira segura e eticamente responsável;
  • instrumentos que a comunidade internacional tem utilizado para regular o uso da inteligência artificial no setor da saúde.

A audiência está marcada para as 17 horas, no plenário 7.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Compartilhar

Redação MT Política

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MT POLÍTICA

redacao@mtpolitica.com.br

Av. Rubens de Mendonça, 1856 Cuiabá Office Tower, sala 307

CEP: 78048450 – Cuiabá/MT

Tags

    2023 – Copyright © – MT Política – Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade