A partir desta quarta-feira (29), o Grupo Tibanaré, conhecido como “Tchomanes do Busão”, realizará intervenções artísticas nos horários de pico no transporte urbano de Cuiabá e Várzea Grande. Por meio de versos, paródias e músicas que fazem parte do imaginário coletivo, os artistas utilizarão a arte como ferramenta de conscientização dos passageiros.
O principal objetivo da intervenção é informar sobre os serviços da MTU (Metropolitana de Transportes Urbanos) e promover o uso consciente do sistema de transporte coletivo das cidades. Um dos focos centrais é combater o uso indevido dos cartões de gratuidade (estudante, idoso, pessoa com deficiência), uma prática que, além de caracterizar falsidade ideológica, contribui para o aumento da tarifa.
As apresentações dos “Tchomanes do Busão” não se limitam a entreter, mas também abordam questões críticas que afetam a qualidade e segurança do transporte coletivo. O combate ao vandalismo, a conscientização sobre a importunação sexual nos ônibus e o respeito aos assentos preferenciais são temas prioritários.
As performances contarão com a participação de atores do Grupo Tibanaré, conhecido por sua base na pesquisa da cultura regional e pela conexão única entre artistas e espectadores. As apresentações ocorrerão em diferentes locais e horários, proporcionando uma plataforma única para a disseminação de mensagens importantes sobre respeito, segurança e cidadania.
Dias e horários das apresentações:
- 29/11 (Quarta-Feira) às 17h na Estação Ipiranga – Linha 313 – CPA 3
- 30/11 (Quinta-Feira) às 6h30 na Estação Alencastro – Linha 410 Grande Terceiro;
- 01/12 (Sexta-Feira) às 6h30 no Terminal Várzea Grande – Linha 751 Novo Mato Grosso
- 01/12 (Sexta-Feira) às 17h na Estação Bispo Linha 711 Pedra 90