Projeto “Looking for Jaguar” Monitora População de Onças-Pintadas nas RPPNs Cristalino em Mato Grosso

A onça-pintada (Panthera onca), considerada vulnerável no Brasil, enfrenta ameaças significativas devido à redução das áreas de floresta nativas. O projeto “Looking for Jaguar” da Fundação Ecológica Cristalino (FEC) está conduzindo estudos nas Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs) Cristalino, no norte de Mato Grosso, para monitorar a população de onças-pintadas e compreender melhor seus hábitos e ameaças.

Desde o início do projeto em 2022, foram realizadas seis expedições, resultando em 16 registros de indivíduos da espécie Panthera onca e mais de 70 registros da onça-parda (Puma concolor). As RPPNs Cristalino, localizadas na Amazônia mato-grossense, abrangem 7 mil hectares e são usadas como área de vida para as onças.

O coordenador do projeto, o biólogo Lucas Eduardo Araújo Silva, celebrou vários registros feitos por câmeras fotográficas instaladas nas trilhas das reservas. Uma imagem notável mostra uma onça-pintada passeando próximo às instalações do Cristalino Lodge durante o dia, mesmo que a espécie tenha hábitos noturnos. Esses estudos visam estimar o tamanho da população de onças-pintadas nas RPPNs Cristalino e contribuir para a conservação da espécie.

A onça-pintada, o maior felino das Américas, enfrenta ameaças significativas devido à perda de habitat e outros fatores. Projetos de monitoramento e conservação, como o “Looking for Jaguar”, desempenham um papel crucial na proteção desses animais e na preservação de ecossistemas saudáveis. O projeto conta com o apoio da Lata Foundation.

Compartilhar

Redação MT Política

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MT POLÍTICA

redacao@mtpolitica.com.br

Av. Rubens de Mendonça, 1856 Cuiabá Office Tower, sala 307

CEP: 78048450 – Cuiabá/MT

Tags

    Últimas Notícias

    2023 – Copyright © – MT Política – Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade