Nesta quinta-feira (23), o deputado Max Russi (PSB) expressou sua satisfação com o lançamento do Sistema Habitacional de Mato Grosso (SiHabMT), destinado à construção de 40 mil casas populares por meio dos programas SER Família Habitação e Minha Casa Minha Vida. O parlamentar destacou a importância desse passo significativo para um estado em constante crescimento e desenvolvimento, enfatizando que o lançamento atende a uma demanda crucial em Mato Grosso, onde cerca de 27% das famílias, totalizando aproximadamente 400 mil, enfrentam um déficit habitacional, segundo a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT).
Russi salientou que o governo estadual oferecerá subsídios de até R$ 20 mil para complementar o valor da entrada de financiamento dos imóveis, um auxílio que será direcionado diretamente à Caixa Econômica Federal. Ele enfatizou a relevância dessa iniciativa, destacando que é um anseio de cada cidadão mato-grossense que sonha em ter a casa própria.
A ação, que inicialmente autoriza as obras de 8.200 moradias, contou com a presença do governador Mauro Mendes, do ministro das Cidades, Jader Filho, da primeira-dama Virgina Mendes e diversas autoridades locais e estaduais.
Max Russi, também primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, reforçou seu compromisso com a causa habitacional em Mato Grosso, defendendo a criação de mais programas de acesso à moradia. Ao longo de sua atuação, o deputado articulou a construção de 592 casas populares em diversos municípios, sendo um defensor ativo dos projetos voltados para a população vulnerável.
Além disso, o parlamentar desempenhou papel crucial na destinação de recursos do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab) para infraestrutura em transporte e habitação, assegurando que 20% desses recursos sejam destinados a famílias de baixa renda vinculadas ao CadÚnico.
Max Russi também foi um dos articuladores para a aprovação da proposta no ano passado, que destinou recursos do Fundo de Transporte e Habitação para infraestrutura em transporte e habitação, com 20% desse montante voltado para famílias de baixa renda vinculadas ao CadÚnico.
Demonstrando seu comprometimento com a habitação inclusiva, Russi articulou emenda federal que possibilitou à prefeitura de Pontal do Araguaia implementar o Projeto Reconstruir. Esse projeto está reformando e readequando as casas de pessoas com deficiência do município, envolvendo a mão de obra de reeducandos da cadeia pública. Até o momento, cerca de 10 residências já foram contempladas, e a intenção é expandir esse programa para outros municípios.