Senador critica demora do governo no combate às queimadas no Pantanal

O senador Wellington Fagundes (PL) expressou críticas à demora do governo de Mauro Mendes (União) no combate às queimadas no Pantanal, especialmente no Parque Estadual Encontro das Águas, situado entre Poconé e Barão de Melgaço. Para o senador, faltou celeridade na elaboração de projetos e implementação de políticas preventivas na região.

“Foi uma ação que não pode acontecer só nesse momento. Tem que ser durante o ano inteiro. Por isso, nós precisamos, na verdade, trabalhar muito intensamente agora para acabar com essas queimadas e contar com a ajuda de Deus também. Mas planejar de forma mais definida, sustentável e que a gente possa fazer para os próximos anos sem demora na tomada de decisão”, declarou Fagundes.

Ele argumentou que as ações até o momento foram paliativas e insuficientes, destacando a necessidade de um trabalho mais amplo e conscientização, considerando a diversidade de comunidades na região, como ribeirinhos, quilombolas e indígenas.

Fagundes ressaltou a importância de apresentar ações concretas para o Pantanal, mencionando um projeto elaborado em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para avançar na perfuração de poços artesianos. Ele criticou a falta de execução dessa obra, apesar da compra prévia dos equipamentos necessários.

O senador defendeu a aprovação do Estatuto do Pantanal, projeto que apresentou no Congresso Nacional em 2021, enfatizando a necessidade de resolver a insegurança dos proprietários de terras na região.

Nos últimos dias, cerca de 100 bombeiros de Mato Grosso, 60 deles dedicados ao Parque Estadual Encontro das Águas, juntamente com 90 brigadistas do Ibama, têm atuado no combate aos incêndios no Pantanal. A operação conta com o suporte de 3 aviões da Defesa Civil do Estado, helicópteros do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer) e Ibama, 11 barcos, viaturas e caminhões-pipa. O esforço abrange oito frentes de combate em diferentes áreas, incluindo o Parque Nacional do Pantanal/Reserva do Dorochê e Terra Indígena Portal do Encantado.

Compartilhar

Redação MT Política

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MT POLÍTICA

redacao@mtpolitica.com.br

Av. Rubens de Mendonça, 1856 Cuiabá Office Tower, sala 307

CEP: 78048450 – Cuiabá/MT

Tags

    Últimas Notícias

    2023 – Copyright © – MT Política – Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade