Evento resgata prova noturna entre Cuiabá e Chapada

O Rally Ecológico/2023 dá largada à sua 21ª Edição na noite desse sábado (18), na praça 8 de Abril, em Cuiabá com o ‘Rally da Meia Noite’. Única prova de regularidade promovida em Mato Grosso o Eco/23 resgata a navegação noturna, realizada com sucesso nos anos 1980 e 90, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

Cerca de 50 equipes – as inscrições foram limitadas – largam com destino ao Lago de Manso para 5 horas de prova. A programação começa às 14h com as motos largando na frente, por questões de segurança, e divididas entre duas categorias (motos/geral e Big-Trail), que terão percursos diferentes, chegando no final da tarde na Marina do Altayr.

Em seguida, às 17h, largam os competidores das categorias 4×4 Master, 4×4 Turismo, e 4×2. O percurso é leve e terá como principal obstáculo a subida da ‘Serra da Telemat’, entre o Distrito de Nossa Senhora da Guia e Água Fria, já em Chapada dos Guimarães.

“Como a prova vai transcorrer em estradas vicinais, veículos que são usados no dia a dia serão vistos ao longo do percurso; porém, apenas os 4×4 subirão a serra”, explicou Haroldo Pires, diretor de prova do Eco/23.

Plantio

Antes da prova, os participantes e integrantes do Clube do Carro Antigo de Cuiabá participaram da distribuição de 3.500 mudas de árvores nativas, no Dia da Árvore, dia 21/9 e do plantio, em 21 de outubro, na avenida Antártica, em Cuiabá. A ação teve o apoio do Juizado Volante Ambiental (Juvam) e da Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Obras, Limpubr, Meio Ambiente e Cultura e Esportes.

Espécies como pata de vaca, amora, caju, ipê, entre outras, foram doadas à população que passava pelo local, e antes mesmo do lançamento, em ações que mobilizaram a equipe do Juvam em vários bairros da Capital. O ambientalista Abel Nascimento, da Prefeitura de Cuiabá, e a engenheira florestal Rosiane Carnaíba, do Juvam, instruíram a população sobre as técnicas de plantio.

Doações

Também em outubro o Sportsmotor Clube fez a doação de 200 cestas básicas, entregues à entidades como a MT Mamma, Lar são Vicente de Paula, Secretaria de Bem Estar Social de Cuiabá e ao Grupo Gazeta de Comunicação.

O secretário municipal de Cultura, Esportes e Lazer, Aluízio Leite, reafirmou seu apoio à realização do maior evento off-road de Mato Grosso.

“Eventos como o Rally Ecológico sempre terão nosso apoio, afinal, conseguem unir esporte, lazer, turismo e ações sociais integradas, além de aquecer o comércio, como hotéis, restaurantes e até oficinas”, destacou Leite.

O diretor técnico do Eco/23, Haroldo Pires, salientou as diferenças na prova desse ano.

“Pela primeira vez o Rally Ecológico terá uma prova noturna. As motos sairão às 14h da Praça do Choppão, devendo chegar no final da tarde, já os carros vão navegar a noite e isso vai exigir muito mais concentração, devido a limitação de visibilidade a distância”, destacou Pires.

Por fim, o empresário Altayr Fernandes Jorge, da Marina do Altayr, detalhou a festa que está sendo preparada para recepcionar os participantes, no Lago de Manso.

“É com muito prazer que vamos receber o Rally Ecológico pela terceira vez. Vamos preparar uma festa inesquecível, um luau para comemorar a chegada dos participantes”, disse.

O Rally Ecológico é uma realização do Sportsmotor Clube de Automobilismo e Cronorally, com supervisão da CBA e Faemt, apoio de Postos Morada, Energisa, Reolon Seguradora, BMW Munique Motors, Hotéis Mato Grosso, Juvam/Verde Novo/TJMT, Elitte Multiserviços, Gráfica 3D Grupo, Motorfix, Jr Pneus e Grupo Gazeta de Comunicação.

Compartilhar

Redação MT Política

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MT POLÍTICA

redacao@mtpolitica.com.br

Av. Rubens de Mendonça, 1856 Cuiabá Office Tower, sala 307

CEP: 78048450 – Cuiabá/MT

Tags

    2023 – Copyright © – MT Política – Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade