Na manhã desta terça-feira (14), cerca de 40 funcionários da empresa MD Terceirizados, responsável pelos serviços de limpeza em Cuiabá, realizaram uma paralisação em frente à prefeitura. Os trabalhadores, mobilizados desde segunda-feira (13), alegam falta de pagamento, distribuição inadequada de protetor solar e Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Francisco Carlos Gerônimo, um dos funcionários da MD Terceirizados, revelou que os salários são frequentemente pagos com atraso, e a empresa culpa a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos pela falta de repasse.
“Todo mês atrasa! Dizem que a secretaria não repassa a verba salarial”, afirmou Gerônimo.
Além das questões salariais, os trabalhadores reivindicam a distribuição adequada de protetor solar e EPIs, bem como um reajuste nos horários de serviço, que atualmente os mantêm expostos ao sol por longos períodos sem uma pausa adequada.
“Nós estamos das 07h às 16h, só uma hora de almoço, que é das 11h às 12h, horário onde o sol está causticante. Eles não sabem ver o nosso direito trabalhista”, acrescentou Carlos Francisco.
Até o momento da publicação, não houve resposta da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), responsável pela gestão dos contratos de terceirização.