No Dia da Proclamação da República, 15 de novembro, Cuiabá se prepara para um feriado com atividades diferenciadas. Enquanto o comércio está liberado para abrir normalmente, órgãos municipais e estaduais suspenderão suas atividades, mantendo apenas os serviços essenciais, como saúde e segurança. Confira o que abre e fecha na capital mato-grossense:
Órgãos Municipais:
- Serviços essenciais, como coleta de lixo, manutenção e distribuição de água, defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito, permanecerão em funcionamento.
Órgãos Estaduais:
- As atividades do governo estadual estarão suspensas no feriado, retornando na quinta-feira.
Ganha Tempo:
- Todas as unidades estarão fechadas na quarta-feira, reabrindo normalmente na quinta-feira às 8h.
Comércio de Rua:
- Inicia o funcionamento às 8h e encerra às 18h, com algumas lojas possivelmente fechando ao meio-dia.
Bancos:
- Agências bancárias não estarão abertas, mas os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e banco por telefone estarão disponíveis.
Shoppings:
- Shoppings estão autorizados a funcionar, incluindo lojas e praças de alimentação. O horário de funcionamento das praças de alimentação será das 11h às 22h, e das lojas, das 14h às 20h.
Correios:
- Agências e a Central de Atendimento dos Correios (CAC) estarão fechadas no dia 15, retomando o atendimento normal na quinta-feira.
Os empresários do comércio varejista e de serviços devem observar as disposições da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) em relação ao trabalho em feriados nacionais. O sindicato bancário orienta que contas de consumo com vencimento no feriado poderão ser pagas no primeiro dia útil subsequente.