O deputado estadual Thiago Silva (MDB), que busca formar uma coalizão partidária para sua candidatura à prefeitura de Rondonópolis em 2024, enfrentou mais um revés. A secretária-geral do MDB no estado, deputada Janaína Riva, afirmou que a maioria do partido tende a apoiar o atual presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (União), que busca a candidatura em Cuiabá.
“A maioria do partido tem uma tendência de apoiar o presidente Botelho (…) Muitos já têm se manifestado e a gente vai aguardar agora para ver os rumos que o partido vai tomar”, declarou Janaína.
Eduardo Botelho, que não conta com o respaldo do governador Mauro Mendes (União), está deixando o União Brasil para concorrer à Prefeitura de Cuiabá pelo PSD. Essa movimentação complica as tentativas de Thiago Silva de costurar uma aliança com o MDB, especialmente em Cuiabá, onde a legenda é liderada pelo grupo do prefeito Emanuel Pinheiro, que também apoia Botelho.
Embora Thiago ainda trabalhe para levar o MDB para uma aliança com o secretário Chefe da Casa Civil, deputado federal Fábio Garcia, afilhado político de Mauro Mendes e pré-candidato do União à prefeitura de Cuiabá, a recente sinalização do MDB em apoiar Botelho complica seus planos.
Sem o apoio do MDB em Cuiabá, a possibilidade de o União Brasil fechar uma aliança com Thiago Silva em Rondonópolis se enfraquece. Nesse cenário, o governador Mauro Mendes tende a levar seu partido a apoiar o deputado estadual Cláudio Ferreira (PL), conhecido como “paisagista” e pré-candidato da direita bolsonarista à prefeitura de Rondonópolis, visando fortalecer suas perspectivas nas eleições de 2026 para governo e Senado.