Porto Esperidião decreta situação de emergência após fortes chuvas

As fortes chuvas que atingiram Porto Esperidião, no último dia 23 de outubro, provocaram estragos em diversos pontos da cidade. Em decorrência dos danos, o prefeito Martins Dias de Oliveira (PSD) decretou situação de emergência no município.

O decreto, que tem validade de 180 dias, foi publicado no Diário dos Municípios dois dias depois dos estragos causados pelo temporal. Segundo o documento, foram registrados 80 mm de chuva e ventos que atingiram 100 km/h na sede do município.

Entre os danos causados pelas chuvas estão a queda de árvores, a queda de uma torre de comunicação e painéis de energia solar, o destelhamento de casas e comércios e ainda danos aos prédios públicos.

“Fica declarada a existência de situação anormal por intempérie natural, a qual é caracterizada como Situação de Emergência no Município de Porto Esperidião, provocada pelas fortes chuvas, perfazendo o alto índice pluviométrico, afetando várias áreas do Município, conforme declaração da Comissão De Defesa Civil”, diz trecho do decreto.

O documento é o primeiro passo para que o município possa receber recursos do Estado e do Governo Federal para recuperar os danos sofridos. O prazo inicial de vigência do decreto é de seis meses, mas esse período pode ser prorrogado.

Com o decreto, a Prefeitura está autorizada a convocar voluntários para as ações de respostas, entrar nas casas mesmo sem autorização, usar propriedades particulares para ações emergenciais e ainda evacuar locais de maior risco.

Moradores relatam prejuízos

Os moradores de Porto Esperidião relatam que os prejuízos causados pelas chuvas foram significativos. “Perdi tudo”, disse um morador que teve a casa destelhada. “A chuva foi muito forte e não deu tempo de fazer nada”, afirmou outro morador.

A Prefeitura de Porto Esperidião informou que está trabalhando para recuperar os danos causados pelas chuvas. O município já iniciou a limpeza das ruas e a distribuição de lonas para os moradores que tiveram as casas destelhadas.

Compartilhar

Redação MT Política

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MT POLÍTICA

redacao@mtpolitica.com.br

Av. Rubens de Mendonça, 1856 Cuiabá Office Tower, sala 307

CEP: 78048450 – Cuiabá/MT

Tags

    Últimas Notícias

    2023 – Copyright © – MT Política – Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade